Blog da Escola Municipal Santa Terezinha do Município de Fortaleza.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Vídeo "Pequenos Príncipes"
Oi Pessoal!
Trazemos hoje pra vocês este pequeno vídeo que aborda a questão dos direitos das crianças. Este vídeo foi realizado a partir da história "Pequenos Príncipes", de Denise Flores, premiada no 6o Concurso Causos do ECA, promovido pelo pelo Portal Pró-Menino da Fundação Telefônica, com o objetivo de divulgar histórias reais de vidas transformadas pela correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – www.promenino.org.br.
Denise Soares Flores é professora alfabetizadora da rede municipal de ensino em Porto Alegre, tem desenvolvido vários trabalhos de destaque envolvendo cultura e crianças e adolescentes em situação de rua e de mobilização na defesa de direitos humanos, por meio de rádios comunitárias.
Artigos do ECA relacionados à história
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou
omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
...
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
...
Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.
Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
Visitem também no portal promenino a Cidade dos Direitos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário